O
que é uma Logomarca:
Logomarca, ou simplesmente logo,
é a representação gráfica do nome de uma empresa ou marca, que determina a sua
identidade visual e tem como objetivo facilitar o seu reconhecimento.
Uma logomarca dá sentido à marca
em questão, identificando-a e definindo-a no tempo e no espaço. Pode ser vista
como uma parte importante do código genético de uma empresa, que influencia o
seu percurso.
No contexto empresarial é muito
importante que uma empresa seja representada por um símbolo que a represente e
transmita a essência da organização. Deve ser flexível, de fácil memorização,
não passar de moda e deve ser capaz de despertar sentimentos nas pessoas.
Marcada pela sua cor, grafismo e
forma, a logomarca pretende estabelecer o posicionamento de uma marca ou
empresa no mercado ou na mente do seu público.
Logomarca
ou logotipo
No universo do marketing e da
publicidade existe uma antiga discussão sobre os conceitos de logomarca e
logotipo. Alguns dizem que são sinônimos, outros afirmam que são conceitos
distintos e ainda existe um grupo que indica que o conceito de logomarca não
deveria existir.
Muitos publicitários afirmam que
apesar de estar no dicionário, a palavra logomarca é um neologismo que não faz
sentido.
Para muitas pessoas a diferença
entre logomarca e logotipo é que o logotipo é a forma escrita padronizada de
uma marca, enquanto a logomarca consiste na junção do logotipo (nome) com o
símbolo que caracteriza a marca ou empresa.
Significado
das cores nas logomarcas
As cores despertam diferentes
sensações nas pessoas. Essa noção é utilizada no momento da criação das
logomarcas, com a eleição cuidadosa das cores, que têm diferentes significados.
Vermelho: impulsividade, paixão,
força, calor, alegria, otimismo, virilidade;
Laranja: recetividade,
comunicação, ação;
Amarelo: juventude, inteligência,
luz, sol;
Verde: vida, fertilidade,
tranquilidade, ecologia;
Azul: racionalidade e
espiritualidade;
Violeta: lealdade, força,
religião;
Marrom: força, riqueza,
densidade;
Preto: nobreza, distinção,
elegância;
Branco: pureza, sabedoria,
verdade.
Significado das formas nas
logomarcas
As próprias formas despertam
diferentes sensações. O círculo indica evolução, tranquilidade, movimento. O
triângulo transmite uma ideia de leveza, inteligência, divindade,
espiritualidade. O quadrado evoca uma sensação de evolução, movimento,
tranquilidade.
Créditos da Matéria: www.significados.com.br