quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

CLIENTES E SEUS VÁRIOS TIPOS

É certo que não existe uma receita de bolo pré pronta, afinal lidar com clientes nos remete a um comportamento específico para cada um. Devemos ter em mente que para um perfeito atendimento devemos dispor ao cliente um valor (sentimentos/ amizade, confiança)  que deve ser bem maior que o valor (em dinheiro) que o mesmo irá desprender
Listei alguns tipos que você pode encontrar em seu trabalho, são eles:


O DECIDIDO 


Senta na cadeira e já diz o que quer, como quer, definindo pormenores e fechando o pedido. Devemos no entanto, deixar o cliente livre para esclarecer o rumo do serviço prestado, a esse tipo devemos ser breve no que falamos e no agir, atendendo de forma prestativa e rápida.

O INDECISO

Busca informações que subsidiem sua decisão de compra. Compara diferentes condições oferecidas pela concorrência.
Fazer perguntas breves para descobrir o que o cliente está procurando; Deixá-lo à vontade, prontificando-se a atendê-lo; Mostrar-lhe rapidamente as opções disponíveis; Ter à mão todo o material de apoio à venda, como manuais, panfletos e folhetos; No momento apropriado, tomar pelo cliente a decisão de compra.

O CONFUSO

Muito indeciso em suas colocações, é o tipo do cliente que faz você perder muito tempo, costumo alertar para esse tipo de cliente.. se realmente vale a pena atender. Afinal TEMPO é OURO!! No fim das contas sua confusão pode ser tanta que depois de horas realizando o seu trabalho desfaz TUDO em um passe de mágica. Descubra suas necessidades e argumentar de forma simples e persuasiva.

O APRESSADO

Demonstra em seu comportamento agitação e impaciência, consulta várias vezes o relógio ou desenvolve um "TIC" nervoso como mexer o pé apressadamente, bater na mesa com os dedos repetidamente, o que pode passar pra você TODA essa TENSÃO NEGATIVA.
É o tipo de cliente que quer PASSAR por CIMA DE TUDO e DE TODOS em função do RELÓGIO
Lembre-se: Quem está no comando é VOCÊ e NUNCA seu CLIENTE.
Neste caso você deve adquirir (se caso não tiver), uma paciência EXCOMUNAL, procure tranquilizá-lo afinal de contas se o mesmo estivesse em uma FILA de BANCO teria que esperar, porque com seu atendimento seria diferente?

O SEM PRESSA

Pensa duas vezes antes de tomar alguma decisão. Não é impulsivo, é atento, geralmente deixa você trabalhar mais relaxado, porém, não se engane com esse tipo, limite-se a ser o mais objetivo possível com esse tipo, mesmo que ele não esteja com PRESSA cabe a você decidir se deseja DESPRENDER MAIS TEMPO, afinal TEMPO é OURO  E DEVE SER APROVEITADO!
Limite as opções para evitar a indecisão, seja calmo, educado e deixe-o a vontade para fechar negócio.

O COMUNICATIVO

Estabelece contato social, fala pelos cotovelos, pode estar tentando colher informações até mesmo para a concorrência ou para seu próprio benefício. O melhor será em descobrir suas REAIS INTENÇÕES, escute-o e limite-se no que concerne a informações, seja educado e cortês.

O APÁTICO (Não Comunicativo)

Dificilmente estabelece contato verbal. É complicado na primeira vista, pois é do tipo "NÃO QUERO PAPO" e muitas vezes você se vê em um enorme dilema entre perguntar ou ficar calado. Se ele já pré-determinou seu comportamento o melhor é observar seus gestos e se precisar questioná-lo utilizar perguntas fechadas para uma suposta resposta entre "sim" ou "não".

O ATENCIOSO

Costuma prestar muita atenção no que você diz. Ótimo interlocutor, responda detalhadamente às suas perguntas, evitando, porém, ser cansativo; Você pode dar detalhes do seu produto/serviço mostrando o diferencial  para o possível fechamento da venda.

O DESATENTO

Vive com a cabeça em outro MUNDO, muito difícil prender sua atenção pois quando não está preocupado está acompanhado de crianças impacientes que mexe e reviram seu escritório. É o tipo "DEIXA A VIDA ME LEVAR"... "VIDA LEVA EU".
Demonstre paciência; Limita-se as opções oferecidas e não se aprofunde em suas demonstrações; descubra suas necessidades e então concentre-se em fechar a venda.

O LARGATIXA (AQUELE QUE SÓ DIZ SIM)

Está disposto a gastar dinheiro, mas encobre uma necessidade remota de ser aceito por isso gasta com quem o trata bem.
Evite “vender goela abaixo” produtos/serviços, de modo a conquistar sua confiança e fidelidade; Formular perguntas do tipo “sim” para conduzir a venda a um fechamento positivo. 

O SUPER STAR (ESTRELA)

Adora ser o centro das atenções, muitas vezes deseja EXCLUSIVIDADE, mesmo tendo inúmeras pessoas na frente para serem atendidas, faz pedidos absurdos e tentando demonstrar mais conhecimento do que realmente possui, é o tipo "PABULOSO".
Tenha paciência, não tomando como pessoais às críticas que ele possa fazer; Evite discutir mesmo você tendo motivos suficientes de pular em seu pescoço, haja com serenidade; tente desarmá-lo em suas tentativas de argumentação, apele para seu ego.

O NEGOCIADOR

ADORA está ganhando alguma vantagem na compra. Cuidado com esse tipo uma coisa é sair ganhando vantagem na compra outra BEM DIFERENTE é DESVALORIZAR seu TRABALHO. Seja prestativo e mostrar os benefícios do produto a ser vendido; esteja sempre aberto a negociações, independente desse tipo de cliente, mas não ceder fácil, para evitar desconfiança.
Li em um artigo chamado: "DEMITA SEU CLIENTE" que o perfil negociador pode vir acompanhado do CLIENTE CRETINO, isso mesmo, CRETINO, aquele que  você não precisa e que SUGA até mesmo sua ALMA, ENERGIA e tudo mais que poder vir junto, tão pouco de um cliente que não deseja desconto e sim DESEJA que seu trabalho SEJA ALTAMENTE DESVALORIZADO. 
Quer uma dica? DEMITA-O, seja seleto, existem clientes dispostos a QUALIDADE e existem os que primam apenas pelo PREÇO, que tal unir os dois!?

Nenhum comentário :

Postar um comentário