terça-feira, 8 de março de 2016

TIPOS DE PRAGAS VIRTUAIS

TIPOS DE PRAGAS VIRTUAIS

Malware  - (terminologia que vem do inglês - "malicioso"/ software malicioso). Utilizados para roubar e ou danificar informações do sistema.

Vírus - pragas comuns que se multiplicam na rede fazendo cópias de si mesmo. Geralmente vem acompanhados,  com arquivos executáveis.  Aqueles com a extensão  .exe ( no final). Mas não quer dizer que todo arquivo .exe seja um vírus. 
O vírus se espalha a medida que usuário o envia seja por dispositivos móveis (cartão de memória, hd externo, pen drive, etc) ou por email.

Worms - (significa vermes) diferente dos vírus detêm também a capacidade de se propagarem automaticamente enviando cópias de si mesmo para outras máquinas. Não precisam estarem anexos em arquivos para infectar um computador.

Trojan -  (derivado do inglês Trojan Horse) o nosso famoso CAVALO de TRÓIA, são programas maliciosos que se disfarçam de softwares originais e que executam uma ação fortemente danosa nas máquinas que o detêm. Não se replicam e não se anexam a outros arquivos. Geralmente vem em forma de mensagem de email inofensiva que ao abrir entra no computador infectando-o danificando desde o acesso remoto do pc até o roubo de dados sigilosos.

Spyware : Programas espiões, onde monitoram as atividades dos usuários coletando dados através da internet . Os mais conhecidos são os adwares (vem em forma de propaganda) e os keyloggers (intercepta tudo que é digitado no teclado), por isso que a maioria dos Bancos utiliza de TECLADO VIRTUAL.

Rookit -  ROO (vem do root - superusuário), KIT (conjunto de programas que mantém esses privilégios).Trata-se de um malware que esconde as ferramentas de segurança do sistema.

No quadro abaixo veja os programas correspondentes para evitar cada praga:







Nenhum comentário :

Postar um comentário